Antônio

Antônio

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Acompanhamento do Cone Enema

Olá amigos e leitores,

Resolvi fazer um review desse período utilizando a técnica do cone enema. Nesse tempo, tivemos a oportunidade de ajudar muitas famílias, o que me dá uma alegria enorme, pois, esse é o objetivo desse blog, compartilhar experiências e ajudar quem precisa.

Aqui em casa vai tudo muito bem, continência fecal total, aderência muito boa da técnica por parte de Antônio e uma vida normal para meu filhinho. Depois da técnica, já com o intestino vazio, conseguimos continência urinária de 3,5 horas.


Vou compilar e responder a partir de agora a maioria da dúvidas que recebo, para deixar registrado e ir atualizando a medida que o tempo for passando e novos dados forem surgindo.

1. Qual o material utilizado no cone enema?

Nós utilizamos o sistema de irrigação Alterna da Coloplast, apenas o saquinho e o cone. Não sei se existem similares no mercado, porém, o sistema da Coloplast é muito bom, prático para limpar e se cuidar direitinho, dura até um ano, diluindo assim o custo da compra. Apesar de não ser específico para drenagem anal, ele atende direitinho.

2. Como é preparada a solução para o cone enema?

A solução é muito simples: água e, no meu caso, uso o shampoo Johnson, o tradicional. A proporção de água é 20 ml por kg, limitado a 1 litro de água. O shampoo vai de 10 a 20 ml. Mistura os dois e aquece. Pode ser utilizado glicerina também, no lugar do shampoo. A água pode ser substituída pela solução salina.

3. Qual a temperatura da solução?

A temperatura deve ser a corporal, ou seja, entre 36 e 37 graus. É muito importante não exceder essa temperatura, para evitar queimaduras. Utilize um termômetro normal ou o que já existe no saquinho do sistema de irrigação, se o seu for da Coloplast.

4. Quanto tempo a criança ficará no vaso sanitário?

A criança vai permanecer no vaso sanitário por 40 minutos.

5. Qual o horário para realizar o cone enema?

O horário vai da disponibilidade da família, porém, recomenda-se que seja feito sempre no mesmo horário para criar a rotina e a criança se organizar.

6. O cone enema é realizado diariamente?

Sim. Algumas crianças que tem muitos problemas em se alimentar, se alimentam pouco ou de apenas alguns tipos de alimentos, logicamente vão produzir menos fezes, nesse caso, aconselhamos dias alternados. Se a criança como normalmente, logicamente ela vai produzir fezes em grande quantidade, assim como qualquer pessoa, necessitando de esvaziamento diário.

7. Fazendo o cone enema, posso relaxar na alimentação?

Não. A alimentação saudável vai produzir um adulto saudável, sem problemas de obesidade, fato tão importante principalmente para os cadeirantes.

8. O cone enema é indicado para todos os pacientes de mielo?

O cone enema é padrão ouro para os intestinos com tendencia a obstipação, que produzem fezes bolinhas. Nesses casos o sucesso é garantido. Para as crianças com intestino mais solto, a orientação é afastar todas as possibilidades de alergias alimentares, ter uma dieta riquíssima em fibras para só depois iniciar a técnica. As crianças que vão ao banheiro regularmente e não tem problemas com perdas de fezes, eu não aconselho a técnica, pois, seria uma rotina a mais na vida delas que conseguem fazer o esvaziamento de forma natural. Lembrem-se que a função principal é dar a oportunidade de vida normal, sem constrangimentos.

9. Devo ferver o material do cone enema após o uso?

De maneira nenhuma! Siga a risca as orientações do fabricante: lavar com água a 60 graus e sabão neutro e secar com papel toalha. Estamos falando da região anal, naturalmente contaminada com bactérias, logo, não há o que se falar em esterilização. O importante é não deixar o equipamento dar fungos. Caso ocorra colonização de fungos, todo o equipamento deve ser imediatamente trocado.

10. Você ganha alguma coisa indicando o equipamento da Coloplast?

Não. Não recebo nenhum tipo de ajuda nem da Coloplast nem de ninguém. Faço com maior prazer e amor. Ajudar o próximo é só o que quero mesmo. Eu indico, pois, é realmente bom e durável.






Nenhum comentário:

Postar um comentário