Antônio

Antônio

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Novidades no Cateterismo

SpeediCath
Olá amigos,

Em se tratando de rotina de um portador de mielo, acredito que a que nos ocupa (e porque não preocupa?) é justamente o cateterismo.

Muitos de nós mães e pais, somos apresentados a essa nova realidade de maneira bruta mesmo, simplesmente chegam e dizem: Ó, a partir de agora seu filho tem que esvaziar a bexiga de  ou horas, a senhora/senhor tem que usar a sonda e esperar drenar todo xixi.

Me lembro bem quando fui apresentada a essa nova realidade, fiquei lá, com a boca daquele tamanho, me perguntando: Fia, como é que uma contadora vai dar conta disso. Chorei, chegava me arrepiar com medo dele estar sentindo dor ou desconforto. Com o tempo me acostumei. Hoje, o CAT ou CIL é natural aqui em casa.

Ainda que tenha se tornado natural, sempre me perguntei se o fato de passar sonda tantas vezes não causaria algum trauma... eis que esse temido trauma ocorreu. Uma das meninas que tomavam conta dele, quando a sonda chegava no esfíncter e que dá aquela paradinha básica, ficava fazendo movimento de vai e vem com a sonda, até que feriu alguma coisa. Ele começou a perder sangue pela urina e tivemos que suspender o cateterismo e o RETEMIC até que normalizasse.

Ontem, fui apresentada a uma nova realidade em termos de Cateterismo. Conheci o SpeediCath da Coloplast. O SpeediCath é uma sonda que já vem prontinha para o uso inclusive lubrificada. A sonda é firme e é muito fácil de usar. Fiquei apaixonada. Uma enfermeira da empresa veio na minha casa e me ensinou como usar, me deu toda a orientação.O tipo de material que é feita a sonda e o lubrificante dela, diminui o risco de trauma.

Fácil de abrir
É muito fácil receber esse tipo de atendimento, ligue gratuito para 0800 285 86 87 e faça o cadastro do paciente que eles enviam uma pessoa para apresentar o produto.

Como sempre né colegas, tudo que é bom ou dura pouco ou custa caro, o SpeediCath é bem mais caro que a sonda convencional, porém, é um direito de qualquer cidadão brasileiro, receber qualquer material para uso continuo, desde que o médico ateste a necessidade.

O primeiro passo para conseguir é conseguir junto ao urologista a solicitação do material, lembrando que tem que vir especificado o tipo da sonda, o calibre e a quantidade. De posse disso precisa dar entrada no MP para conseguir. É sempre bom ter uma orientação de um advogado. Aqui em Salvador, podemos contar com a AOEBA - Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia, lá tem uma assessoria jurídica que está abraçando os pedidos de outros pacientes que fazem uso do Cateterismo Intermitente, o e-mail de lá é contato.aoeba@gmail.com

Segundo informações demora de 4 a 5 meses para que o processo seja concluído na justiça, segunda já darei entrado no meu.

A APAMBA, nossa pequena associação também está abraçando a causa e vamos fazer de tudo para que o maior número de pessoas ingressem no MP para conseguir esse tipo de sonda. O que tiver de melhor no mercado, estarei brigando para que Antonio e seus amigos tenham acesso.
Depois de usada

Já é o segundo dia usando e estou muito satisfeita com a utilização. Quero que todo mundo conheça.

O pessoal ai de fora do Brasil, entrem no site www.coloplast.com e cadastrem-se no programa no seu país, vale muito a pena.

Qualquer dúvida, qualquer mesmo, me mandem um e-mail no yanna.rocha@gmail.com

Já falei aqui e repito, todo cuidado com o trato urinário ainda é pouco. O que podermos fazer pra preservar essa parte, para que nossos filhos tenham uma vida adulta digna e normal, vale o esforço. Contem comigo sempre.




13 comentários:

  1. Yanna ADOREI A NOVIDADE, TÁ DE PARABÉNS EM COMPARTILHAR COM A GENTE. OBRIGADO. Gostaria de saber de vc como conseguir demais materiais para o cat, assim como (medicação, fraldas, anestésico) no caso do meu filho fazendo uso de 5 unidades do cloridrato de oxibutinina, mensal, (medicação de 6 em 6 horas e CAT a cada 4 horas), chegamos tbm a fazer uso de 8 fraldas diariamente em algumas situações. Dai o custo muito elevado porem MAIS QUE NECESSÁRIO sabemos disso. Então qualquer ajuda já é válido. Agradeço a atenção. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bartirio, vc pode conseguir todo o material, inclusive as fraldas. O primeiro passo é ir ao urologista que acompanha seu filho, diga que precisa de um laudo onde venha especificado o tipo de sonda, o calibre, e todo o material acessório para o cateterismo, o cálculo precisa ser da necessidade mensal, inclusive a oxibutinina. O médico tem que assinar, carimbar e colocar o CID. De posse desse laudo, vc tem duas opções: tentar amigavelmente na secretaria de saúde do seu município, ou partir para o Ministério Público. Pelo MP você terá a certeza que esse material não vai faltar, pois, caso ocorra, vc pode prestar uma queixa na delegacia. Faça o cadastro do seu filho no 0800 que coloquei, pegue o material e apresente ao seu médico, quando vc consegue receber o material fica difícil trocar depois. Com relação as fraldas, você terá que entrar mesmo na justiça, porém, seu filho precisa ter mais de 3 anos. Me manda um e-mail para o que coloquei no texto, me dizendo onde vc mora, que posso tentar um suporte jurídico gratuito para você. Conte comigo.

      Excluir
    2. OK AMIGA, ENTRAREI EM CONTATO COM VC PELO EMAIL. ESTAMOS MUITO FELIZES PELA ATENÇÃO E ORIENTAÇÕES. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO MESMO.

      Excluir
  2. Bartírio, bom dia!
    Trabalho na Coloplast e aqui em Salvador, o nosso distribuidor Tecnovida (71-3347-1111) vende o Speedicath e também entrega a domicílio.
    De qualquer forma, segue meu email (bracw@coloplast.com) para quais quer dúvidas que o pessoal do blog venha a ter sobre o Cateterismo intermitente limpo.
    Caso seja necessário, vou até ao médico de seu filho para apresentar o produto.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola minha filha tem lipomielo e tbem precisa de sondagem consegui a speedy cat gratuitamente pelo hospital darcy vargas, liguei uma enfermeira veio ate minha casa deu um papel com a quantidade de sonda q usaria no mes e marquei a avaliaçao no hospital feita a avaliaçao pego a sonda para o mes todo la, mto boa msm e alem de cara né, mas graças a deus é de graça, ah moro em sao paulo quem quiser o telefone da enfermeira so me mandar um email que passo juh_mo_lua@gmail.com.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. muito bom Yanna valeu pela dica , me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  4. muito bom Yanna valeu pela dica , me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  5. Pode ser usado por 24hs seguidas, ou tem que fazer a troca toda vez que for urinar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ines, o protocolo que regula o cateterismo preconiza que não deve haver reaproveitamento de sonda urinária, para que seja reduzido o risco de infecção. Toda sonda, seja ela de PVC ou o Speedicath, deve ser descartado após o uso.

      Excluir
  6. Olá, Yanna! Entrei em contato com a AOEBA, e eles disseram que não tem conhecimento de processos relativos ao fornecimento de catéteres.

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse post é de 2014. Estamos conseguindo via plano de saúde e secretaria municipal. Se quiser maiores orientações manda um e-mail yanna.rocha@gmail.com

    ResponderExcluir