Antônio

Antônio

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Adaptações na cadeira de rodas

Bom, já estamos com a cadeirinha de rodas há mais de um mês e aos poucos percebemos que serão necessárias algumas adaptações para alívio de pressão.

Na primeira semana de uso contínuo da cadeirinha, percebi um escurecimento na região da escoliose de Antônio, já havia tratado do assunto úlceras de pressão aqui no blog (clica AQUI pra relembrar) e fiquei bastante antenada, percebendo os principais pontos de pressão. Lógico que a escoliose era o mais verificado. Ao primeiro sintoma, que foi o escurecimento do local e uma diferenciação da pele, suspeitei que poderia abrir lesão e, como tínhamos visita no Sarah, solicitei da médica uma avaliação. Infelizmente, realmente era um princípio de escara como eu suspeitava.

Argumentei se deveria usar o hidrocolóide como forma de prevenir a abertura da ferida e me foi pedido para não usar nesse primeiro momento, para não comprometer a circulação no local. Conversei com Aline, mãe da Camilinha e autora do blog VIVA CAMILA e ela me deu a dica de usar DERSANI no local afetado. Deus abençoe esse anjo!!!

O DERSANI é um óleo, ele não impede a pressão e sim, melhora a pele da área afetada, impedindo que a ferida se abra. Melhorou muito depois que comecei a usar.

No Sarah, fomos encaminhados para fazer adaptações na cadeira de rodas. Inicialmente nos agendaram para o dia 04/09, porém, fomos remarcados para 16/10. Será um dia inteiro de internamento, mas, sairemos no final da tarde com a cadeira totalmente adaptada, com todas as proteções para evitar os pontos de pressão. Postarei aqui o antes e o depois da cadeira adaptada.

Fica a dica para as mães que, assim como eu, estão engatinhando no uso da cadeira. A prevenção de escaras deve ser uma constante na família, pois, a ferida quando instalada e aberta é de difícil tratamento.

12 comentários:

  1. O dersani é magico! mesmo sem indícios de escaras, vc pode diluir com o hidratante e usar no corpinho dele, e tmb misturar junto com o a pomada de assadura na troca de fralda! bjkas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidi, obrigada por compartilhar conosco. Eu realmente me senti perdida e vou redobrar o cuidado com essa sua dica. Valeu!

      Excluir
  2. Olá Yanna Tudo bom?
    Estou aqui pois preciso de umas informações, ano que vem quero botar a Maria na escola mas estou perdida não sei por onde começar e nem como começar preciso que voce me diga como fez com o Antonio e qual foi os procedimentos usados por voce em relação a escola e como o Antonio fico na escola porque ele nao usava a cadeirinha ainda neh, to perdidinha !
    a Maria não usa cadeira ela fica no carrinho o dia inteiro sentada por favor assim que déh me ajude.
    Beijoos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, então, um ano antes eu comecei a visitar as escolas para ver a que melhor acolheria Antônio. Vc precisa ter em mente que não há escola ideal, mas, a que melhor acolher, com amor e boa vontade, será a mais interessante para sua filha. Como pesquisei com muita antecedência, a escola pode se preparar para a chegada dele, eles instalaram algumas rampas, pra melhorar a mobilidade. O Sarah nos forneceu o Caster, mas, Antônio preferia o chão mesmo. A escola mandou confeccionar uma cadeira pra evitar quedas laterais. O caster era pouco usado. Visite as escolas, exponha o caso e sinta a reação. Lembre-se, nem sempre a escola mais cara é a melhor. QQ coisa é só falar.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Yanna
    Muitoo Obrigadaa pelas dicas vou começar a procurar desde já e ver as reações aqui onde moro não tem muita opção de escola mas se for o caso coloco ela em uma longe mas o que é caster?
    e ele comia lanche normal quando entrou ou não pq a Maria é muito ruim pra comer ela só toma mamadeira eu coloco comida ela faz anseia de vomito biscoito esses negócios ela não bota na boca agora que ela começou a brinca com biscoito essas coisas mas comer nem pensar.
    E ela não se arrasta ainda e nem fica sentada sozinha só se apoiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, a introdução de alimentos de Antônio foi gradual e com acompanhamento de uma nutróloga, por esse motivo ele come de tudo sem reclamar. O fato da Maria estar em contato com outras crianças da mesma idade, vai ajudar muito nessa parte, pois, ela vai acabar provando de tudo pela curiosidade de ver o outro comer. Sempre procurei mandar coisas dentro da dieta de Antônio, biscoito integral, sanduíches leves, frutas e como na escola dele não tem refrigerador na sala, não mando o suco natural, mando nescauzinho. Ele não aceita bem líquidos na temperatura ambiente. Gelado ele toma qq coisa. O caster é um carrinho que o Hospital Sarah desenvolve e empresta às famílias por um prazo determinado, entra no link abaixo pra conhecer
      http://meufilhotemmielo.blogspot.com.br/2012/06/locomocao-com-o-caster.html
      Bjo

      Excluir
  5. Esse Deesani é mesmo maravilhoso, Yanna! Eu uso em machucados de Miguel!
    É o mesmo que óleo de girassol.
    E qto à fala, acho q vc tem se cobrado demais... Ou melhor, cobrado demais em relação a Antônio, viu?
    Miguel até hj ainda não esta 100% nesse quesito e ainda fala muuuuuita coisa que não entendemos. Eu me. Angustiava com isso e uma Fono me disse que o amadurecimento da fala só se dá aos 5 anos e que eu deveria ter paciência ate lá.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, eu e minha mania de colocar o carro na frente dos bois! Tenho que parar de comparar o pequeno com meu mais velho... cada um dentro da sua individualidade. Bjo

      Excluir
  6. Com toda certeza Yanna, a escara é um dos problemas de quem usa ou vai usar a cadeira de rodas por um periodo de tempo...o oleo Dersani realmente muito bom...faço uso as vezes quando acontece comigo... Detalhe: no meu caso, e de alguns outros cadeirantes que converso...é preciso ter cuidado principalmente com as solas do pé...pois quando ficam por um periodo de tempo em uma mesma posição, forma-se as escaras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Franklin, eu sempre fiquei muito atenta por conhecer o risco. Infelizmente, chegou mais cedo do que eu esperava e o Dersani tem sido uma poderosa aliada, os resultados são visíveis, mas, não está 100%. Estou esperando com ansiedade as adaptações da cadeira, pra ver se esses pontos de pressão são aliviadas.
      Os pés ele ainda não consegue apoiar, por ser muito pequeno ainda, mas, sua valiosa dica já vai me deixar esperta. Valeu mesmo. Ter vc por aqui é muito importante para mim. Bjo

      Excluir
  7. Familia linda!
    Parabéns.
    Forte abraço.
    (artesanato em mdf)
    Faça-nos uma visita quando puder www.centralcaixas.com.

    ResponderExcluir