Antônio

Antônio

sábado, 15 de junho de 2013

E ele começou a falar!

Curtindo uma piscina
Amigos, vocês acompanharam minhas queixas sobre a vocalização de Antônio, me preocupava muito com essa parte. Quando tomei a consciência de que andar não seria possível, voltei o meu foco para a comunicação verbal, o desenvolvimento cognitivo.

Quero muito que meu filho seja independente, seja ativo, trabalhe, namore, case, e se Deus permitir, me dê netos. Toda essa parte, inclusive os filhos, é necessário o amadurecimento cognitivo.

Certa vez, conversando com Dr. Ubirajara Barroso, urologista de Antônio eu perguntei se ele iria ser um homem completo, se ele poderia algum dia ter relações sexuais. Ele foi muito objetivo e ao mesmo tempo divertido ao me explicar. Segundo ele, para ter uma relação sexual é preciso que ele queira, ou seja, é preciso que o desejo exista e para isso, é preciso que a consciência cognitiva esteja 100%.

Sempre estimulamos muito Antônio, estímulos de todas as maneiras: táteis, auditivas, visuais, de socialização, de perda e de ganho. Estamos tendo grandes avanços nesse aspectos. Um dos mais visíveis é a vocalização.

Bento e Antônio, sempre juntos.
Já conseguimos manter um certo diálogo com ele. Ele canta o "Atirei o pau no gato" e a música "Borboletinha" da Galinha Pintadinha. Gosta de músicas que ofereçam muito ritmo.

Aprendeu a fazer birra, quando contrariado olha firme e grita. As vezes ele até fala "oxe". Genioso, sempre que percebe que a câmera está ligada, se fecha, para de falar, dá as costas e sai arrastando,  um dia eu vou colocar escondido e posto pra vcs verem.

Antônio tem a voz forte, grossa, acho que até nesse aspecto ele amadureceu mais rápido.


7 comentários:

  1. Como eu acredito e confio na evolução de Antônio. Com a tua garra e a coragem dele...vcs vão longe! Com as bênçãos de Deus então...

    ResponderExcluir
  2. Precizo fazer minha cirurgia do pé e da minha perna pois nao consigo ir pra escola por fortes dores e tive que ser afastado da escola por conta das dores. já entramos na justiça e nao conseguimos nos foi negado o direito e só que ainda nao consegui, pois este SUS aqui no Brasil nao funciona estou precizando da colaboração de todos pra isso qualquer quantia é bem vinda no banco santander conta: 1211-6000-14679( jussani terezinha da silva) minha mae. Em breve quando eu tiver todo o dinheiro será possível.

    ResponderExcluir
  3. Yana te admiro muito, sempre bem informada sobre mielo, me diz o que fazer, minha filha nesse período de frio congestiona o nariz, gripa facilmente, ai falta a escola, cumprir agenda médica então impossível, só otorrino, ´sair à noite nem pensar e haja gotinha nas narinas pra respirar melhor e nem sempre resolve, fico louca com essa situação aì vem stresss danado e sobra pra todo mundo. Me ajuda amiga, o que fazer. Tô cansada a bessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas gentis palavras. Antônio gripava muito, principalmente depois que começou a escolinha. Estamos utilizando Vitamina C todos os dias, uma gota por kg, ainda acontece dele gripar, mas, tem sido menos comum.

      Excluir
  4. Fotos lindas!!!
    Boa notícia, Yanna!!Pouco a pouco Antonio vai conquistando seu espaço!!!
    Bjuus

    ResponderExcluir
  5. mas é comprovado que ele nunca vai caminhar? porque nas fotos nao da pra ver deformaçao é na coluna?
    lu gasthal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu, tudo bem?

      Olha, cientificamente sim, é comprovado que ele não andará, ele tem hipotonia total dos membros inferiores, ou seja, ele não movimenta, sente, ou firma nenhum pouco as perninhas. Resta a minha fé.

      Ele tem uma cifose/escoliose muito importante na lombar. Eu, como mãe, não gosto de evidenciar o que é deformado nele, coisa minha. Prefiro evidenciar como ele é lindo, fofo e amado.

      Forte abraço

      Excluir