Antônio

Antônio

terça-feira, 25 de junho de 2013

A Ecolalia de Antônio

Amigos, nessa minha vida de mãe, não existe um dia que não esteja preocupada, atenta aos sinais. Nesta minha rotina sem fim, eis que realizei um de meus grandes sonhos em relação a Antônio, que era presenciar ele falando, dialogando. Bom, esse dia chegou devagar, quase preguiçoso, mas, chegou, relatei aqui na maior alegria.

Estava indo tudo muito lindo, muito bem, quando fui percebendo um comportamento estranho. Antônio tem uma repetição, quase que involuntária, das palavras. Achei lindo quando um dia acordei e ele me olhou e falou: Bom dia mãe... quase desmaiei de alegria, achei lindo, dei gargalhadas e ele repetiu a mesma frase, achei lindooooo, beijei, cheirei, e ele novamente repetiu a mesma frase, ai, o sinal de alerta acendeu. Ele ficou nesse "Bom dia mãe", até que Bento acordou, ai passou a ser "Bom dia Bento" S E M P A R A R.

Tentei tirar o foco da frase, mas, logo percebi que a repetição era com qualquer palavra, mãe, pai, Bento, dedeira...

Andei pesquisando e achei a terminologia que explica essa repetição. O nome do bicho é Ecolalia: Ecolalia (pronuncia-se ecolália) é uma característica do período de balbucio no desenvolvimento de uma criança. A criança repete (ecoa) o mesmo som, repetitivamente.

Uma amigona, havia me dito que a filha dela, que também é mielo, apresentou esse mesmo comportamento e que com o tempo perdeu o vício. O fato é que uma criança mielo não é igual a outra, o que me preocupa.

Dia 08/07 temos consulta no Sarah em Salvador, esse será mais uma pauta. É muito frustrante pra mim esse novo dado. Parece que quando uma coisa boa acontece, vem a vida e me passa uma rasteira, me fazendo ir ao chão. Apesar de já ter sido orientada a NÃO me guiar pelo que leio no Google, sou louca por informação e sou muito atenta aos sinais. Só me resta esperar pra ver o que posso fazer pra ajudar meu menino a falar de forma normal. Vou dando notícias.

5 comentários:

  1. Yanna, querida, talvez esse seja um processo natural de Antônio e que vá embora da mesma forma que chegou. Hoje em dia com internet é complicado mesmo a gente não consultar o Dr. Google... aff!
    Em todo caso, muito bom que Antônio está falando (mesmo que fique repetindo!!) e, como sempre, permaneço na torcida!!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sarinha, pode acontecer em decorrência do Chiari do qual ele é portador, mas, é muito estranho... não dá explicar... fiz um vídeo, mas, a Internet daqui não colabora...

      O mais é aceitar mesmo e partir pra mais uma terapia.

      Obrigada amiga, por ser tão presente.

      Excluir
  2. Yanna, a ecolalia é muito comum em crianças com mielo, a fonoaudiologia ajuda muito com isso! Boa sorte! beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ola yanna. Como vai Antonio? Como foi a consulta do dia 08/07?
    Meu nome é Rafaela e Minha Maria Luiza de 1 mes nasceu com mielo integra... Agora esta com hidrocefalia e devera faZer a cirurgia para derivacao na proxima semana.
    Sou medica, mas agora decidi nao ler nada cientifico... Blogs como o Seu q me ajudam... Nada como a vivencia de quem passa pelo q vou passar... Tudo de melhor p essa familia linda.
    Bj no coracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, uma alegria ter você por aqui. No Sarah expomos esse dado e foi nos dito que é o esperado no portador de mielo. Fomos orientados a responder nas três primeiras vezes e não responder mais, para que ele entenda que a mensagem foi recebida. Estamos fazendo isso, as vezes ele entende, as vezes aumenta a voz pra chamar mais ainda a atenção. Tento ser firme, mas, confesso que sou manteiga derretida, as vezes fico lá só respondendo (vergonha). Caso queira pode me adicionar no Facebook http://www.facebook.com/yannarocha e meu e-mail é yanna.rocha@gmail.com

      Excluir