Antônio

Antônio

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como está Antônio hoje!

Recebi um recadinho do Marcelo Bravin Carmello seguidor aqui do Blog, que perguntava sobre o quadro atual de Antônio. Achei tão carinhoso da parte dele que vou escrever esse post pra atualizar todos vocês.

Como o desenvolvimento é global, vou colocar por partes e depois faço um resumão, lembrando que Antônio está com 2 anos e 4 meses:

PARTE MOTORA

Tentando levantar
A parte motora não apresenta maiores mudanças, ele já tem uma confiança maior e um controle de tronco bom. Já fica de indiozinho, senta sem apoio, rola para todos os lados, arrasta como uma cobrinha e numa velocidade incrível. Apresenta a pele dos cotovelos bem desgastados pelo arrastar. Não gosta muito do Caster. Vibra muito quando vê outras crianças correndo. Segura nas coisas tentando se levantar e percebe aos poucos a sua deficiência.

META DA FAMÍLIA: Melhorar o arrastar até o ponto de engatinhar.

PARTE COGNITIVA

Depois da escola os avanços são visíveis. Antônio já tem um vocabulário de +/- 50 palavras, reconhece todas as pessoas da casa pelo nome, inclusive nossa cachorrinha, já expressa contentamento e desaprovação verbalmente. Fala as vogais e conta até 10. Tem se mostrado bem participativo nas aulas e com os coleguinhas. Apresenta uma boa coordenação motora. Ainda não reconhece cores. Não percebo boa concentração ao ouvir histórias e a montagem em bloco (empilhar peças) é muito ruim.
Pró Simone
No aspecto cognitivo ofereço aplausos mais uma vez a Escola Nova Dimensão e em especial a professora Simone e sua auxiliar Margareth. Pró Simone é uma alma santa que tem ajudado muito Antônio em sua jornada;

META DA FAMÍLIA: Ampliar o vocabulário e melhorar a concentração.

PARTE UROLÓGICA

A parte urológica não teve grandes mudanças, o CAT continua de 4 em 4 horas, com uso de 9ml de RETEMIC por dia e uso de sonda aberta a noite. A complacência da bexiga dele continua pequena, apesar de todo o esforço, mas, é isso mesmo, nada de abaixar a cabeça. Um ponto positivo, mais de um ano sem apresentar nenhum tipo de infecção.
O intestino continua sendo meu calo, muito preguiçoso, apesar de dieta e líquido, tem dias que o danado dá uma travada. Ainda não consegui o ponto de equilíbrio, mas, sigo firme no propósito.

Sentadinho
META DA FAMÍLIA: Encontrar o ponto de equilíbrio do intestino neurogênico e melhorar a complacência da bexiga.

DVP E CIFOSE

Graças a Deus, a DVP deve está 100%, a cabeça está aos poucos no tamanho adequado para o corpinho, espero que só tenha que pensar na danada da válvula na época da troca, lá pelos 8 anos.
Usamos óculos
A cifose de Antônio está se acentuando, esse é o esperado, pois, se o corpo cresce, a coluna cresce e entorta onde já nasceu torta. Minha preocupação real é com escaras, porém, Deus foi tão maravilhoso que a cifose dele está em cima da pele "boa", ou seja, não estacionou na área da cirurgia. Esse fato dificulta um pouco o aparecimento das escaras. Mas, para mim, o cuidado é o mesmo com os pontos de pressão.

META DA FAMÍLIA: Rezar pra que a válvula nunca dê problemas.

No mais, ele está de óculos, uma luta diária, o estrabismo não melhorou nada ainda, na minha opinião, mas, não vou desistir. Ele está lindo, esperto, me enche de alegria a cada "MÃE" que ele fala. Ver meu filho se desenvolvendo e "se virando" na vida é o que mais me anima.








6 comentários:

  1. Antonio está de parabéns pelas conquistas!

    Será que colocando aquelas proteções para joelhos (para bebês engatinharem) daria pra proteger melhor os cotovelos dele?

    A concentração em historinhas nessa idade é mesmo pequena para todas as crianças. As historinhas devem ser curtas, com pouca fala e muitas ilustrações e falas estimulantes. Pode-se trabalhar os nomes dos personagens principais, as falas mais significativas (por exemplo, "enquanto seu lobo não..."e ele completa)...Desculpe meter o bedelho, mas espero ter ajudado em alguma coisa.

    Ah, Antonio é lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, adorei suas dicas!
      A proteção de joelhos já tentamos, mas, ele arranca, é muito danadinho. Está ficando realmente feio, mas, é como ele se locomove, tenho que me acostumar.
      Vou tentar a historinha como vc indicou, acho que vai ser mais estimulante!
      Meta todos os bedelhos, adoroooo!
      Bjo
      Yanna

      Excluir
  2. Amiga, é assim q conto histórias para os meninos e Fabinho completa! Repito várias vezes, até q ele acaba decorando e passa a contar a história sozinho! Tb estimulo muito, compro livros e mais livros, de diversos tipos: 3D, de colar figuras magnéticas, de EVA,.... Tem uma rodinha de livros nos shoppings q tem preços ótimos e livros bem interessantes. Comprei um q aperta os botões e conta a história (claro q isso não nos substitui, mas eles amam para as horas q estão sem mim). Eu acho q o nome é Educação e Leitura. Uma outra dica de livrara BB é a do aeroporto. Os livros lá são ótimos e beeeem mais baratos! Começe pelos de muita gravura, sons e dps vá dificultando, à medida q ele tome gosto!
    O hábito pela leitura, pelo lúdico e pela imaginação dos contos começa com uma boa estimulação, então jogue duro!
    Vc é uma mãe maravilhosa e graças a isso Antônio está se tornando uma criança cada vez mais independente e sabida! Não canso de me orgulhar de vc!
    Bjão, Fabi

    ResponderExcluir
  3. Adorei ter noticias de Antônio!
    Ele é um menino lindo!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas noticias Yanna! Espero que o Antonio, de coração, possa sempre conquistar voos cada vez mais altos em sua vida. A caminhada não é fácil, mas para aqueles que sempre tiverem coragem e força de vontade, com certeza irão sempre conseguir todos os seus objetivos. Tenho certeza de que é primeiro objetivo do Antonio será o de andar e estou rezando para que isso aconteça!

    ResponderExcluir
  5. Olá Yanna sou eu bruna mãe da Maria vithória adorei a postagem que Deus continue iluminando o Antonio me inspirei em você e acabei fazendo um Blog Tambem obrigado pela inspiração beijos

    ResponderExcluir