Antônio

Antônio

domingo, 10 de março de 2013

Osteopenia

Peguei no Google
Olá amigos, o post de hoje é informativo e visa alertar os portadores de mielo, mães e cuidadores sobre possíveis fraturas nos membros inferiores.

Talvez esse post seja bem específico para os portadores que apresentam paralisia das pernas, que é o caso do meu filho. Porém, conhecimento nunca é demais. O que você está lendo pode ser útil para outra pessoa.

É sabido por todos nós, que um membro que não é utilizado tende a atrofiar. Por mais fisioterapia que possamos submeter nossos filhos, é impossível barrar a perda óssea por falta de mobilidade. Essa perda da trama óssea tem nome, chama-se osteopenia e não é uma exclusividade dos mielos. É bem comum, principalmente, em mulheres acima de 65 anos e pode ser a precursora da osteoporose.

A osteopenia, na grande maioria dos casos tem cura com dieta, reposição de cálcio por meio de medicamento e banhos de sol regulares, porém, no portador de mielo, a reposição de cálcio por meio de medicamento é questionada, por causa dos rins (lembrem-se que os rins dos nossos filhos valem ouro). Sobra a dieta e os banhos de sol.

O mais importante, porém, é a conscientização do alinhamento do corpo da criança para evitar fraturas. Antônio está mais ativo do que nunca, ele arrasta a casa toda e acaba passando por cima das pernas, quando quer fazer curvas. Esse ato pode causar uma fratura grave no fêmur e consequentemente, causar um encurtamento na perna fraturada.

O que estamos fazendo agora é reeducando todos da casa, inclusive Bento, para que seja evitado essa passagem por cima da perninha. Estamos trabalhando na conscientização de corpo com Antônio, frizando que ele precisa alinhar a perna, na verdade, ele precisa saber que aquela perna é a dele, um dia chegaremos lá.

Como não existe a dor, caso ocorra a fratura, sinais físicos tendem a aparecer como inchaço, hematoma, febre. O ideal é a PREVENÇÃO.

3 comentários:

  1. O marido de Lu Amaral é osteopata, viu? Fez um curso bem demorado em SP e concluiu tem poucos meses! Ele é fisio com essa especialização!
    Bjs, Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, será que a terapia é indicada pra quem já nasceu paralitico? A osteopenia dele é por desuso do membro... Será que surtiria algum efeito, visto que ele não tem movimentação nas perninhas?

      Excluir
  2. Não sei te dizer, amiga, mas liga pra Lu (ou então manda inbox pelo face) q ela é uma pessoa maravilhosa, muito solícita! Já me acudiu tanto q vc nem imagina! Desde Palmas q ela me socorre! Aí ela te fala como pediatra e pode tb perguntar ao marido dela.
    Bjsss

    ResponderExcluir