Antônio

Antônio

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A mielo de Antônio

Recebo muitas perguntas sobre a lesão  de Antônio, puxando pela memória, nunca realmente escrevi sobre ela aqui no blog. Bom, vamos lá.

Antônio nasceu com uma lesão bastante extensa, começa na primeira vertebra lombar ou L1 e vai até o final da coluna, sendo que as vértebras coccigianas não chegaram a se formar.

Ele tem uma cifo-escoliose bem importante que tem crescido bastante, vamos fazer uma avaliação ortopédica no dia 04/02 para ver se já é a hora de fazer a cirurgia de correção da deformidade na coluna.

UPDATE: Esqueci de falar da medula ancorada. A de Antônio ancorou em L1, L2.

Os pés nasceram bem tortos, bilateralmente, fizemos uso de gesso, não ficaram bem posicionados e nessa avaliação do dia 04 veremos se ele opera ou não.

Pela extensão da lesão de Antônio, agradeço a Deus pelo quadro geral dele atual. Ele se alimenta bem, tem desenvolvimento cognitivo abaixo do esperado, mas, pode ser revertido ainda, vamos conseguir se Deus quiser.

O tratamento dele é feito por uma equipe multidisciplinar e somos atendidos pelo Hospital Sarah.

Ele já fez 05 cirurgias desde que nasceu, nunca teve nenhuma complicação em nenhuma delas. 

Faz o cateterismo a cada 4 horas e dorme com sonda aberta. Só apresentou um episódio de infecção urinária. A questão urinária temos muito critério, preservar os rins de Antônio é prioridade aqui em casa.

Se alguém tiver alguma dúvida ou queria apenas conversar, meu e-mail é yanna.rocha@gmail.com

Abraço fraternos

5 comentários:

  1. Miga, o mais importante é que Antônio está numa família que o ama e é muito bem cuidado. Se Deus te deu essa missão, amiga, certamente te dará a força necessária para enfrentar (como de fato, te dá). A nós, que estamos de fora, apesar das limitações que ele possui, ele parece uma criança bastante esperta e feliz (vide foto na piscina do resort...rsrsrs).
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Estava lendo suas postagens e me identifiquei muito com elas, tenho um filho de 2 anos que também nasceu com mielomeningocelo toraxica lombar, sei que não é fácil, mas vejo que trata seu filho como eu trato o meu com muito amor. Heitor apesar de outras patologias vinculadas a mielo e suas limitações é muito especial e carinhoso e vem me surpreendendo mais e mais a cada dia.
    Deus nos deu uma grande missão e um propósito, continue sempre forte e corajosa. A escola é um grande passo e tenho certeza que Antonio irá se adaptar bem. Este ano Heitor também irá a escola creio que será excelente para seu desenvolvimento.
    Um forte abraço a todos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie, acabei de conhecer seu blog..rsrsrs gostei demais, me chamo Franklin, tenho 26 anos e sou portador Mielomeningocele tbm..rsrsrs vou acompanhar direto o seu blog agora, espero outras atualizaçoes...hehehehehe....mas enfim falando a respeito das caracteristicas que vc citou, nasci muito parecido com o seu pequeno filho, com os pés tortos tbm, com a lesão na coluna de forma extensa tbm e no começo meu desenvolvimento congnitivo tbm era baixo....mas não se preocupe, pelo que percebi vc é uma grande mãe, como a minha e vai dar tudo certo...Algumas dicas a principio já te falo: mesmo se precisar operar ou não, vai ser preciso fazer algumas sessoes de fisioterapia e isso realmente vale a pena pq meus pés graças a fisioterapia e a operação (que tive que fazer) praticamente não são mais tortos, e os dele tbm não serão.....e em relação a parte cognitiva, eu tinha um sério problema em não distinguir as cores direito, só que graças a minha mae, ela me colocou em uma escola da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) onde recebi todo apoio, incentivo que precisava deles tbm para desenvolver melhor meu congnitivo e não errar mais nas simples cores...rsrsrs. Enfim é isso, estou torcendo por vcs, beijos e até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin, muito obrigada mesmo por vc ter nos contatado. Vou te mandar um e-mail e quero muito manter o contato contigo. Tenho muitas dúvidas mesmo. Valeu mesmo

      Excluir
  4. Ah! qualquer coisa, se precisar tirar alguma duvida...de quem já é portador hehehe como eu, mande e-mail para drsagawa@hotmail.com que responderei

    ResponderExcluir