Antônio

Antônio

sábado, 31 de março de 2012

Locomoção

Antônio já tem 1 anos e 2 meses. Nessa idade, a maioria das crianças já arriscou dar dos primeiros passinhos. Com meu filhote, ainda não temos como vibrar com esse marco, talvez nunca conseguiremos.

Mesmo impossibilitado ainda de andar, Antônio já demonstra o interesse e necessidade de locomoção. Como falei no post anterior ele já se arrasta, com muita dificuldade pela casa, ele fica exausto as vezes.

Pensando num conforto maior, e por sugestão da Fisio de Salvador Luciana Tude, mandamos fazer um Skate adaptado para Antônio descobrir o mundo. Ele ainda estranha muito, chora as vezes, mas, na grande maioria das vezes anda muito com seu novo dispositivo.

Esse skate vai beneficiar o fortalecimento dos braços, ombros e costas de meu filho. Esse fortalecimento é fundamental, visto que ele vai precisar muito desses membros no futuro.

Seguem as fotos do meu amor pra vocês. Abraços a todos





quarta-feira, 28 de março de 2012

Coração partido

Imagem do Google
Por motivos de saúde, passei 8 dias longe de meus filhos.

Morri de saudades, contava os dias para poder voltar. Bom, de volta a minha casa, encontro os dois cheios de novidades:

Bentinho super falante, aprendeu várias palavrinhas novas, com o queixo machucado de uma queda que sofreu na escolinha e Antônio arrastando a casa toda! Que novidade boa... Acabei perdendo esse marco pela ausência, mas, precisava registrar aqui.

Ele consegue se arrastar para frente, com muita dificuldade e com a barriguinha no chão, mas, roda todo o ambiente. Não dá pra postar o vídeo, pois, a minha internet aqui em Ibotirama é péssima, demoraria dois anos e meio para baixar um vídeo de 10 segundos.

A parte chata é que, como demorei um pouco, eles acabaram sentindo minha falta meeesmo e estão me evitando, Bento como já fala foi taxativo e disse: Não gosto mais de você. Antônio simplesmente me ignora. Me sinto péssima. Sei que aos poucos eles voltarão a ser como antes, mas, essa reação me pegou desprevenida, estou sem saber como lidar.

Resolvi esperar o tempo deles, sem forçar nada. Como estou operada, não posso carregar peso, logo, o colinho que seria tão importante nesse momento de "fazer as pazes" está descartado.

Bento hoje, já se deitou ao meu lado e tirou uma sonequinha, mas, Antônio, continua arredio, muito. Nunca pensei que ele fosse herdar logo esse traço de personalidade meu, o da BIRRA.

Vamos esperar cenas do próximo capítulo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Prevenção de Úlceras de Pressão

Hoje, conversando com a Valéria, mãe do Dudu, ela me perguntou se existia alguma medida para evitar feridas na escoliose do filhote dela. Tem sim! Vamos lá.

Antônio tem uma escoliose importante, o desvio é perceptível ao toque, ao olhar e representa um ponto de pressão, pois, hoje ele já se senta. No caso dele que será cadeirante, esse é um dado que não podemos deixar de lado, para que não surja as chamadas úlceras de pressão. Vamos a definição dessa danada:

A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. A úlcera de pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. O local mais freqüente para o seu desenvolvimento é na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.

Essa úlcera, pode se complicar muito, por isso a importancia de evitar que tais feridas aconteçam.

Existem as medidas de higiene que são: manter o local sempre limpo, trocar as fraldas com frequencia, manter os pontos de presão sempre hidratados, evitar fazer fricção nos pontos de pressão.

Um método muito eficiente também é o uso de um curativo especial chamado Hidrocolóide, ele parece um gel e evita que a fricção ocorra, previnindo as feridas.

Sua troca vai depender do estado do curativo. Se a ferida estiver aberta, a troca deve ser diária. Se for só para prevenção, sugiro a troca semanal.


O valor varia muito e é bom pesquisar. Nesse SITE você coloca seu CEP e ele vai indicar quais os locais próximos onde você pode encontrar o Curativo Hidrocolóide.

Bom, é isso, mais uma coisa para prestarmos atenção, mas que vale muito a pena a prevenção.

Um beijo a todos.


quinta-feira, 15 de março de 2012

A volta ao trabalho

Olá a todos, saudades de escrever aqui, estava um pouco sem assunto e, também, aconteceu uma pequena mudança na minha vida.

Como já comentei aqui, sou contadora e tenho meu próprio escritório aqui na cidade que moro, Ibotirama. Desde a descoberta da mielo de Antônio, estava praticamente afastada de minhas atividades laborais, muita coisa acabou acumulando e quase dois anos depois (se contar o período da gravidez), voltei a exercer a profissão de contadora.

Pra falar a verdade, já era hora de ter essa separação, Antônio precisa muito ser independente e para mim tem sido ótimo me sentir útil novamente. Entendam, útil no sentido profissional.

Minha autoestima está lá em cima, me arrumo todos os dias, com direito a maquiagem, sapato alto, bolsa, relógio. Estou me sentindo muito bem.

Percebo que Antônio também encarou de forma positiva minha ausência. Faz a maior festa quando chego, e não chora quando saio pela manhã.

Bentinho, enfim, se adaptou na escola e se despede de mim todas as manhãs na escolinha com um beijo e um "tchau, mamãe", está um rapaizinho meu filhote.

Ser mulher é isso, encarar todas as barras, exercer multi funções e ser excelente em todas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Obstipação intestinal

Olá minha gente, lá venho eu com meus post informativos...

O negócio é o seguinte: tenho muitos seguidores que passam pelo mesma situação que eu, então, esse blog serve para troca de informação, por isso, as vezes solto um post chato, com um monte de termo técnico, mas, vamos ver pelo lado positivo? Eles ajudam muito aos pais que tem filhos como Antônio, portadores de mielomeningocele.

Como já falamos anteriormente, uma das consequencias da mielo, é o intestino neurogênico. Com essa condição, a partir do momento que existe a introdução de alimentos sólidos, surgem as mazelas do intestino preguiçoso. Temos que conviver diariamente com a obstipação intestinal. Tenho o maior cuidado com a evacuação de Antônio, para que não chegue ao ponto de formar um fecaloma, que nada mais é que a solidificação das fezes retidas no intestino.

Antônio é bem obstipado, a cada troca de fralda sempre estimulo a expulsão das fezes remanescentes no reto para que não acumule. Diariamente ele toma um coquetel laxante, anotem a receita, ajuda muito:

COQUETEL LAXANTE

200ml de suco de laranja sem coar
1/2 mamão papaia
01 rodela grossa de abacaxi
02 ameixas (eu deixo de molho de um dia para o outro)
01 fatia fina de melancia com caroço
01 colher de sopa de aveia grossa

Bater no liquidificador e oferecer. Bata bem pro caroço de melancia triturar completamente. Ofereça sem coar.

Outro cuidado que tenho é oferecer muita água. Ele sempre está com o copinho dele na mão com água. Essa medida favorece muito a evacuação e lava a bexiga, evitando as infecções urinárias.

Com relação as infecções urinária, lembram do post sobre o suco de Cranberry? Pois é, comprei e estou usando e já percebo muitas melhoras! A urina de Antônio está bem mais clarinha, sem cheiro forte e em maior quantidade! Ele aceitou bem, estou oferecendo o da marca JUXX, o adoçado, comprei no Sam´s Club em Salvador por R$ 9,50 o litro. O sabor é ótimo. Gostei e recomendo.

Bjos em todo mundo que nos acompanha. Obrigada mesmo pelo carinho.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Saudades de meus filhotes

Oi pessoal, estou aqui em Salvador, cuidando um pouco de mim. Deixei meus dois tesouros aos cuidados de minha mãe. Sei que estão em mãos maravilhosas, mas, a saudade é enorme.

Matutando aqui, pensei que nunca postei um vídeo de Antonio aqui no blog. Tenho uma péssima conexão a internet em Ibotirama, e, aproveitando que a da casa da minha sogra é maravilhosa, deixo um vídeo, para que vocês conheçam meu filho, rindo, brincando, interagindo com o irmão e demonstrando importantes ganhos cognitivos, como falar as primeiras palavrinhas, dando tchau... ai que saudade!

video
Um abraço fraterno em cada um de vocês que sempre arrajam um tempinho para acompanhar o desenvolvimento do meu filho!