Antônio

Antônio

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Os médicos de Antônio

Amigos, como muitas pessoas que visitam e seguem o Blog tem um interesse especial sobre o assunto e muitas sempre me perguntam sobre referência de médicos, vou listar aqui os médicos que acompanham Antônio. Vai ser interessante para os residentes na Bahia, mas, fica a dica!

Como a mielomeningocele afeta o corpo nos seus mais diferentes níveis e é única em cada portador, o paciente precisa ser atendido por uma equipe multidisciplinar, são vários especialistas, tudo com o intuito de minimizar os efeitos das sequelas deixadas pela lesão inicial. Vamos aos Doutores:

Neurologia

Nesse quesito somos atendidos por dois profissionais, o Dr. José Roberto Tude, Neurocirurgião muito competente, muito profissional, estudioso e em quem eu confio sem pestanejar (yes pessoal, a contadora costuma bater boca com os médicos kkkkkkk). Dr. Tude é daqueles médicos que explicam tudo sobre tudo, com a maior paciência do mundo. Imagina explicar neurologia a leigo? Pois é, eu gosto que me expliquem mesmo. A outra profissional é a Neuropediatra, Drª Adriana Marques de Mattos, uma médica fantástica, carinhosa, atenciosa, preocupada, amiga. Fui muito feliz nesse quesito e me sinto muito tranquila nessa parte.

Na mesma clínica existem outros profissionais como Psiquiatra, Psicólogo, dentre outros.

Clinica Salus
Hospital da Bahia
Sala 6011
(71) 2109-2611

Urologia

Somos atendidos pelo Dr. Ubirajara Barroso Júnior, outro profissional que tem minha admiração total e irrestrita. Dr. Ubirajara é referência em Urologia Pediatrica, muito bom mesmo, segue a mesma linha, tranquilo, profissional, estudioso.

Hospital Aliança
Sala 306
(71) 2108-4670

Fisioterapia

Temos duas profissionais que nos acompanha. Como moramos em Ibotirama, somos atendidos aqui por Drª Aline e em Salvador por Drª Luciana Tude. Fisioterapia num paciente de mielo é TUDO. O desenvolvimento é notado diariamente no paciente que faz o tratamento regular.

Aline é um doce, super preocupada, sempre que não posso levar ao consultório somos atendidos em casa, estuda muito. Adoro

Luciana Tude sou fã!!!! Super profissional, tem muito jeito com criança, nos ajuda demais, mesmo com a agenda lotada, sempre nos encaixa, só tenho mesmo o que agradecer. Ela atende na Clínica Evoluir, na Pituba e na clínica tem tb uma profissional de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, que também indico demais!

Drª Aline
Ibotirama
(77) 3698-1159

Drª Luciana Tude
Clinica Evoluir
Vou ficar devendo o endereço, pois, ela se mudou recentemente, mas, é só ligar e falar com Val.
(71) 3351-0093

Pediatra

Temos dois também, em Salvador quem nos acompanha é o Dr. Hagamenon, ele já é um senhor, mas, um médico excelente, muito prático que me atende nos horários mais malucos rssss. Ele também é Infectologista o que ajuda muito!

Em Ibotirama, somos acompanhados por Dr. Edna, que para mim é mais que médica, é uma amiga que admiro e respeito. Sempre me ajuda quando estou no desespero, o que agradeço demais!

Dr. Hagamenon
(71) 3235-4255

Dr. Edna
(77) 3698-1143

Gastro Pediatra

Por conta do intestino neurogênico de Antônio, ele também precisa ser acompanhado por um Gastro. Nossa escolha foi Drª Angela Mattos, excelente, muito boa mesmo. Temos observado significantes melhoras com relação ao intestino neurogênico, Acho importante o acompanhamento.

Drª Angela Mattos
(71) 3235-9680

Com relação ao Ortopedista, não vou postar agora, pois, estou mudando de médico, quando me definir eu faço uma atualização aqui. Espero ter ajudado. Bjos

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Suco de Cranberry para prevenção de Infecção urinária

Cranberry sua linda!
Amigos, venho hoje com uma novidade compartilhada por minha amiga Luana, mãe do Luan, que podemos usar como uma alternativa na prevenção das tão temidas crises de infecções urinárias tão frequentes em nossos pequenos lutadores.

Essa maravilha é o suco de Cranberry. A cranberry é uma fruta muito popular nos Estados Unidos, cultivada principalmente nas partes frias do Hemisfério Norte.


Fiz uma pesquisa, e, existem várias pesquisas que testificam a eficácia da fruta na prevenção das infecções e outras tantas que dizem que a fruta não é tão eficaz assim. Porém, todas concordam que essa frutinha única, é rica é vitaminas importantes ao organismo e riquíssima e antioxidantes. Mal não há de fazer.


Apesar das disposições em contrário (rssss) encontrei esse artigo aqui que é bastante ilustrativo, inclusive sobre a utilização dessa fruta por índios no tratamento de infecções urinárias.
Esse aqui vende nas Americanas.com


Encontrei na internet no site das Americanas o suco pelo preço de R$ 12,90 o litro da marca JUXX. Acho que até 200 ml por dia é o suficiente.


Luana já me adiantou que o suco é um pouco ácido e nossos filhotes podem estranhar no início. Nesse caso, usem a imaginação! Ela disse que ele tem aceitado bem quando misturado com leite! Fica a dica galerinha!


Vou providenciar o meu!


Bjos em todos!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sentando 100% sem apoio

Queridos amigos, venhocom notícias maravilhosas!!!!!

Meu filhinho hoje começou a sentar sem apoio, ou seja, ele não projeta mais o corpo pra frente, nem se apoia nos bracinhos. Está completamente equilibrado.
Sou lindo, sou paquerador e minha mãe é ciumenta rssss

Esse é um ganho motor muito importante amigos, a previsão para essa etapa era um pouquinho pra frente, e ele, com toda a determinação que tem conseguiu antes do esperado.

Fiquei feliz, radiante, soltando fogos!!!!! Eita Deus! Obrigada pelo meu pequeno milagre!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Nova órtese

Um pouco maior pra durar mais!
Bom, dando seguimento ao tratamento do pé torto congênito de Antônio, recebemos na sexta passada a nova órtese dele. Essa órtese substitui o gesso, é mais prático, pois, não precisamos viajar tanto para a troca de gesso.

Fizemos em um outro lugar dessa vez e vou passar a minha opinião:

Apesar de ser o dobro do preço do IBR, a ortepedia San Martin, superou as minhas expectativas. O material de acabamento é todo em couro, o material é bem superior e eles deixaram uma folga boa para que ele possa usar um tempo maior.

O crescimento do pé de Antônio é lento devido ao pé torto, e a hipotonia das perninhas. Para que o pé cresça é fundamental que haja descarga de peso, ou seja, é importante que ele fique de pé.

Com o aparelho que Tia Luciana deu para Antônio, isso está sendo possível. Colocamos ele de pé, nos dias que ele tem Fisioterapia aqui com a Tia Aline, pois, sem a órtese, não me sentia segura em posicionar o pé. Um pé mal posicionado, sofrendo descarga de peso, pode ocasionar lesões importantes. Prefiro tentar apenas quando tiver tudo certinho. Com a órtese agora, vai ficar bem mais fácil.

Com seus sapatinhos lindos

Nesse pós-operatório ele não tem usado o Theratogs, por motivos óbvios. Preferi não apertar a incisão do abdomem por enquanto. No dia 24 agora, completará  15 dias da cirurgia, época em que o Neurocirurgião liberou as sessões de fisioterapia e ai sim, ele voltará a usar o Theratogs, já vai ter a órtese, vai ficar mais fácil colocá-lo de pé.

Acho que já comentei aqui, mas, vou mudar de ortopedista. Não estou concordando com o tratamento de Antônio e antes que eu brigue com o profissional, vou pedir uma segunda e se precisar, uma terceira opinião.

Um dado importante: tenho verificado que ele tem vomitado muito. Como esses episódios de vômito estão sendo acompanhados por uma perda de peso, pode ser que tenhamos um refluxo para tratar também. Mas, mesmo assim, vou relatar esse dado ao Neuro dele, só por descarrego de consciência.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Medula Ancorada

Conversando com a Heloísa, seguidora aqui do blog e mãe de uma portadora de mielo, percebi que ainda não tinha abordado sobre esse tema ainda. Vamos lá.

Medula presa, medula ancorada ou síndrome da medula ancorada são alguns dos termos que podemos encontrar para definir uma situação clínica que ocorre, com alguma frequência, em crianças, jovens, ou até mesmo em adultos com Mielomeningocele ou outros defeitos do tubo neural.


Em termos muitos gerais e sem precisão técnica absoluta (caso isso exista…), a medula ancorada acontece quando os tecidos que envolvem a medula óssea se cruzam de forma irregular com a coluna vertebral, ficando como que embaraçados e limitando os movimentos da pessoa sujeita a esta condição. Imagine-se um tubo de arame entrançado. Dentro desse tubo, um tubo menor constituído por fios elétricos. Se o tubo interior implicar com o movimento do tubo exterior: Houston, we have a problem…

Os sintomas são, frequentemente, problemas sensoriais, problemas motores e incontinência fecal ou urinária (ou se, já existente, eventuais alterações).

Esta situação não é rara em portadores de Mielo, embora aconteça mais frequentemente em crianças e adolescentes. É, no entanto, na maior parte das vezes, sem muito significado clínico, embora, se for sintomático, incomoda verdadeiramente o indivíduo. Podem acontecer episódios de dor, de falta de sensibilidade, de espasmos, e de outros tipo de sintomas mais ou menos chatos.

A medula ancorada acontece, na maior parte dos casos, porque se dá um desenvolvimento impróprio do tubo neural – daí estar normalmente relacionada com a mielo, embora possa acontecer noutro tipo de situações que impliquem, digamos assim, com este mecanismo do nosso corpo (paraplegia, por exemplo).

A medula ancorada deve ser tratada. Em idades menos avançadas, sobretudo nas crianças, a cirurgia pode ser o tratamento mais acertado para resolver esta questão. Em adultos, falamos do mesmo, sendo que a cirurgia pode ter um tipo de implicações diferente, mais ou menos benéfica.

No entanto, nada melhor que uma visita ao médico (de preferência, neurologista) para poder explicar estas coisas e aconselhar acerca da melhor forma de tratamento. O importante é que fique com a ideia que a situação, normalmente, é ultrapassável.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Já estamos em casa!

Ufa! Depois de uma maratona, estamos de volta a nossa casa.

Antônio está ótimo, porém, continuo bem alerta aos sintomas e sinais que podem aparecer. Graças a Deus ele não teve febre nenhum dia e está muito feliz com a presença do irmão. Eles são muito unidos.

Hoje conheci uma mãe de um portador de mielo aqui da cidade de Ibotirama. Estava indo buscar Bento no colégio e ela me parou na rua.

Essa mãe especial se chama Marileide e seu filho adorado é o Lazaro. Lázaro tem 12 anos, é cadeirante, já está no 6 ano e eu estou doida para conhecer. Trocamos telefones e ela ficou de marcar um dia para vir conhecer meu pequeno com seu guerreiro.

Ela me reconheceu aqui do blog!

Vejam só a farra de Antônio com minha mãe agora a pouco.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Operação de troca de válvula

Depois de todo o desgaste, Antônio fez a troca de sua DVP.

A cirurgia foi ótima, durou o tempo exato que o Neuro informou, foi trocado todo o equipamento, inclusive o lado (ele usava no lado direito e essa nova foi adaptada no lado esquerdo), o catéter que fica no cérebro não foi retirado totalmente, pois, ele estava muito envolvido pelo plexo coróide e o risco de hemorragia não justificava a retirada. Segundo o neuro não tem problema ficar lá.

Ele está bem, porém, sente muita dor. Dorme um pouco e acorda reclamando. Não é fácil. Ele tomou agorinha uma dipirona na veia para dor e conseguiu dormir. Estou cansada, física e psicologicamente. Queria fazer mais por ele, sentir a dor no lugar dele.

Indo pro Centro Cirúrgico

O momento que mamãe mais chora, que é quando preciso seguir sozinho. Essa foi minha anestesista hoje.

Já no quarto, muito dolorido e molinho

Me distraindo com a Galinha Pintadinha e com minha Tia Renata.
Torcer para que nas próximas 24 horas ele permaneça como está, sem febre, sem sinais de rejeição ou infecção. Deus é maior.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cirurgia marcada

Depois de 21 dias de um desgaste ainda não explicado, um jogo de empurra entre plano de saúde e Hospital, enfim, por força de liminar, conseguimos agendar a cirurgia de Antônio.

A nova data é 09/02 as 07:30 da manhã, primeira do dia.

Estamos em Ibotirama, ficamos sabendo a pouco da decisão do Hospital/Plano, então, vamos sair daqui, amanhã, de madrugada. Afinal, são 660km de distância.

Salvador hoje é palco de momentos de horror, greve de polícia, violência, mas, Deus é grande. O Neuro já confirmou a cirurgia, então, é isso.

Torcer pra que corra tudo na paz do senhor.

Hoje, meu filho mais velho foi pra escola pela primeira vez. Uma emoção gente, tão grande. Foi como cortar o cordão pela segunda vez. Deixar ele sozinho na escolinha, tão pequeniinho... Coração de mãe é forte viu?! É muita coisa.

Ele foi até bem, acho que eu sofri mais. Ele não chorou nenhum vez. #orgulhosa

Vou atualizando vocês, dos próximos acontecimentos.