Antônio

Antônio

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Lavagem da mãos

O esvaziamento da bexiga é fundamental para reduzir os episódios de infecção urinária no portador de mielomeningocele. O cateterismo vesical é a técnica indicada para tal esvaziamento. 

Muitas mães conversam comigo e tem sempre a afirmação: meu filho faz um monte de xixi, ele esvazia completamente. Eu mesma já fui assim e batia de frente mesmo com Dr Ubirajara, tentando fugir da rotina do Cateterismo ou CAT, como é chamada carinhosamente pelas mães.

Com o tempo e com conhecimento, pude perceber como é importante realizar o procedimento de forma correta, pois, a infecção urinária pode matar se não controlada. O CAT também, funciona como um "treino", ou seja, com o tempo, o portador pode conseguir ficar seco, tendo uma certa continência urinária. Alguns conseguem inclusive se livrar das fraldas.

Por se tratar de um processo invasivo, é de fundamental importância que a técnica seja rigorosamente seguida, sendo assim, a lavagem correta das mãos, evitará que bactérias externas sejam levadas para dentro da bexiga, já tão "povoada" de nossos filhinhos.

Vou postar uma imagem que peguei no "Dr. Google" e que tem a técnica certinha.


Então é isso, não descuidem da higienização das mãos, tirem inclusive a aliança, impedindo a entrada de bactérias.

Vou tentar montar o passo a passo da higienização das partes íntimas, como, tenho menino, vou pedir ajuda a Paula Monteiro para meninas!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário