Antônio

Antônio

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Resumo do desenvolvimento de Antônio

Antônio e seu papai
Olá pessoas!

Concluímos uma semana de uso do Retemic e da volta do uso da sonda urinária. Percebo um aumento na temperatura corporal de Antônio, como se fosse uma febre intermitente, porém, ele continua ativo, se alimenta bem. Percebi a boca mais seca também.


Preventivamente, aumentei a ingestão de líquidos e do suco de Cranberry, temendo uma infecção urinária.


No meu caso, voltar a fazer uso de sonda é muito complicado. Primeiro, por não ser da área de saúde e segundo por ser apaixonada por meus filhos. Porém, é para o bem dele, ele precisa da sonda e eu sou mulher o bastante pra passar por cima disso e fazer o que tem que ser feito.


Comecei a sondar 4 vezes ao dia, porém, em dois períodos não chegava juntar resíduo de urina, diminui para duas vezes, uma pela manhã e outra a noite. Pela manhã, não consigo nem 10 ml de urina e a noite, menos ainda. Se alguém tiver uma experiencia parecida, gostaria que compartilhasse comigo. Não quero errar num detalhe como esse. Como a quantidade de líquido ingerido está sendo maior, a fralda sempre é trocada repleta de xixi.

Em termos cognitivos, venho percebendo pequenos avanços, ele imita o que fazemos, tenta falar novas palavras, mas, percebo que quando fica na frente da TV assistindo Patati Patatá ou a Galinha Pintadinha, ele fica meio hipnotizado e pode o mundo desabar que ele não liga. Vou marcar a Neuro Pediatra dele pra conversar sobre esse comportamento.

Em termos motores, ele consegue ficar de 4 por alguns minutos, já tenta se levantar segurando nos móveis e precisamos de atenção redobrada nesses casos, pois, ele acabou caindo da cadeirinha tentando ficar de pé. Ele arrasta a casa toda e coloca tudo na boca. Tem apresentado uma tosse seca, ladrante/metálica que não sei qual a origem. Já tentei de tudo e a tosse não passa.

A dentição já está praticamente completa, assim como Bento, Antônio dá muito trabalho na escovação. Fazemos visitas mensais à Odontóloga Elisângela Rios, para evitar cáries, pois, não consigo fazer uma única escovação eficiente com os meninos.

Estou no aguardo da primeira avaliação dele no Hospital Sarah, não vejo a hora de acontecer logo.

Bom, é isso... até o próximo post pessoal!

6 comentários:

  1. A minha bebe tambem usa retemic e faz o uso das sondas,o medico passou 4 vzs ao dia,mas tambem só tiro de manha e a noite,ja q ela urina bem e nem sempre sai muito xixi na sonda.Ela senta sozinha e de deitata senta e rola.A fisioterapeuta começou a coloca la em pé no para podio(acho q o nome é esse).Ela vai completar 10 meses,mas acho q em termos cognitivos esta bem,ela diz mamae,papai,vovó,ela danca quando ouve musicas e repetw outraa palvrinhas tb.Ela joga beijinhos e canta se ninando tb.Em relacao a marcha dependendo da lesao acreditam q ela podera andar com um tutor.So com a ortese so se for sacral,e nao sabemos.Vejo tudo correndo direitinho.Só me preocupo com essa questao da urina,aff.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yanna,

    Em relação a sonda, tenta introduzir um pouco mais, sem medo, talves vc não esteja alcançando o local certo. Vc faz com ele deitado? Eu introduzo a sonda e depois peço que Mattheus sente, só assim ele esvazia a bexiga totalmente. SE a fralda fica com xixi, é pq ele tá lá!! E não sonda só 2 vezes não...faz no horario certinho! Vc vai retirar a quantidade proprocional ao que ele ingeriu de liquido.

    Quanto ao Retemic, Mattheus teve essas mesmas reações. Chegou a voltar da escola por acharem que ele estava com febre. Daí iniciamos o uso intra-vesical, segundo orientações do SARAH( resolvemos por telefone) e as reações desapareceram quase totalmente. Hoje ele já utiliza via oral, sem problemas.

    Bjs!!!

    Helena, mãe de Mattheus, 15 anos.

    ResponderExcluir
  3. Amigaaa!! Bom, me parece que Antonio está um rapazinho muito encantador!!
    Força ai, amiga, vc é uma super mãe e vai conseguir superar cada desafio que se apresentar na sua vida e de seu filhote!!
    Em relação a ficar hipinotizado na frente de alguns programas de TV, Lara também é assim... ainda hoje com quase 4 anos!! Acho que é normal, viu? Eu só faço limitar o tempo que ela fica na frente da TV!
    Um beijo grande a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Yanna tudo bem? Olha não sei se vai ajudar, mas o Dudu quando pequeno tbm tomou retemic mas dava febre muito alta nele, então a urologista dele trocou pela oxibutinina em cápsulas e sem glicose. Ela é diluida na água destilada e colocada intravesical, desde então, nunca mais teve problemas de febre e de pele vermelha com essa medicação.
    E quanto a ficar meio hipnotizado pergunte para o neuro dele pq o Dudu teve isso 3 vezes e duas delas deu convulsão, e por ordem médica, tive que diminuir o tempo que ele fica jogando no play. Como eles são meios imprevisíveis com a saúde, a gente fica sempre preocupada não é? Mas não há de ser nada! Um abraço e beijinhos aos seus lindinhos Bento e Antônio

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem!? Minha filha Katherine nos surpreendeu com este probleminha, no meio da gestação, mas, ela está muito bem com seus 1 ano e 8 meses, faz fisio 1x p/ semana e sondagem 4x ao dia,começou á usar o retemic esta semana, mas, me surpreendi um pouco com a bula dizendo não ser pra menores de 5 anos.Parece q está retendo muita urina, vou consultar o médico.Abraço pra vcs, e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a função do RETEMIC é justamente manter a urina retida até o horário do CAT, para que futuramente ela possa ter uma certa continencia urinária e, quem sabe, se livre das fraldas. Apesar da indicação para maiores de 5 anos, nossos filhos recebem a dose ajustada para peso e idade. Tudo dentro do esperado.

      Excluir