A família de Antônio

A família de Antônio
Família

terça-feira, 24 de julho de 2012

A luta para fazer o intestino funcionar


É meus caros amigos, a saga continua...

Mesmo com todos os cuidados nutricionais, Antônio continuava muito constipado. A eliminação das fezes estava bolinha, de maneira continua, ou seja, toda hora saia uma bolinha.

Lá no Sarah, como fizemos raios x, deu para perceber várias bolinhas, perdidas no meio do caminho, sinal que estava começando a acumular fezes.

Por orientação da enfermeira do Sarah que está nos acompanhando, começamos a fazer o uso regular de um Minilax (o Minilax é um mini enema, faz tipo uma lavagem), após uma grande refeição, para aproveitar o movimento natural que ocorre no aparelho digestivo após as refeições. Escolhi como grande refeição o almoço, para evitar que a eliminação fosse durante a noite.

Pois bem, no primeiro dia, obtive uma resposta quase que imediata, Antônio consegui eliminar bem, no segundo dia obtivemos o melhor resultado: ele fez as fezes consistentes, uma única vez e sem perda. Do terceiro dia em diante ele começou a apresentar fezes líquidas.


O problema do intestino neurogênico hipotônico como o dele, é justamente achar o equilíbrio entre alimentos laxantes e obstipantes. Não é fácil. Ele continua com fezes líquidas, eu troquei a farinha do mingau por uma das opções sugeridas pelo Sarah com maior quantidade de fibra. Suspendi o medicamento até que se normalize.

Acredito que achando esse equilibrio, vamos ter uma resposta positiva com o uso do Minilax.

8 comentários:

  1. Yanna, Vê tb com eles sobre a lactulona e o supositório de glicerina são bons aliados nessa luta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha, eles me disseram que no caso de Antonio, o supositório não surtiria efeito e ele já estava em uso de Pentalac, sem nenhum resultado... O intestino dele é fogo!

      Excluir
  2. E a luta continua, amiga!! Mas o importante é ver que há opções... logo logo vc vai encontrar o equilíbrio para esse problema de Antonio ficar sob controle! Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô na batalha amiga, desistir jamais! Sei que com o tempo e alimentação balanceada ele vai conseguir ter uma vida normal nesse quesito.

      Excluir
  3. Oi Yanna! Olha amiga é assim mesmo viu! O Dudu que tá com 14 anos sempre teve essa dificuldade, ele estava tomando o lactulona mas não fazia efeito tão rápido nele, então a médica sugeriu o minilax que tu está usando no Antônio e este tá dando certo. Se ele fica sem evacuar 3 dias, ele usa o minilax até normalizar e pára o uso, pq assim evita que vire numa diarréia. Quanto a alimentação, o que dou seguido para ele é moranga, ela é ótima pro intestino funcionar. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Preta, ainda não consegui equilibrar e ele tá tendo muita diarréia. Mas, vou no erro e acerto que um dia eu consigo!

      Excluir
  4. Amiga,

    Vc vai achar o equilíbrio sim, tudo são tentativas buscando o melhor resultado e ele vai aparecer! Tenho certeza que ainda vou ler um post seu contando esta conquista de Antônio.

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir