Antônio

Antônio

terça-feira, 22 de maio de 2012

CEDIMI

 Pessoal, hoje venho trazer uma super dica para tratamento da parte urológica dos nossos filhos. Claro, a dica será mais bem aproveitada pelos residentes na Bahia, porém, qualquer um pode ter acesso. O melhor é que é de graça!

Já falei aqui do Urologista de Antônio, Dr. Ubirajara Barroso, e de toda a admiração que tenho por ele. Então, na última consulta de Antônio, batemos um papo sobre o blog e ele me falou sobre um trabalho lindo que ele desenvolve de maneira voluntária e gratuita na cidade de Salvador. Trata-se do CEDIMI.
 
O Centro de Distúrbios Miccionais na Infância – CEDIMI – é um centro de referência nacional e o pioneiro na Bahia, especializado no tratamento de alterações miccionais na infância. Crianças que fazem “xixi” na cama à noite (enurese noturna) ou que durante o dia não “seguram a urina” e que chegam até a urinar na roupa ou ainda crianças com bexiga neurogênica, agora têm um local para diagnóstico e tratamento do seu problema urinário. Os pais também serão educados a lidarem com o problema. Este centro trata todas as crianças com incontinência urinária, desde aquelas sem alteração neurológicas até aquelas com problemas neuropáticos importantes, como nos casos de mielomeningocele.

O CEDIMI além da assistência às crianças é um centro de pesquisa renomado com inúmeros trabalhos publicados nas principais revistas médicas do Brasil e do exterior. O CEDIMI é composto por uma equipe multidisciplinar que engloba urologia pediátrica, fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia, além de aparelhagem completa de urodinâmica. A criança é faz a ficha e passa por todos os profissionais no dia, sem precisar remarcar pra ser atendido por algum membro da equipe.

A fisioterapeuta Dra. Patrícia Lordêlo e o médico Dr. Ubirajara Barroso são os pioneiros no Brasil no tratamento de crianças com disfunções na micção utilizando de recursos como o biofeedback e a eletroestimulação parassacral de superfície. Estas técnicas parecem ser superiores ao uso de medicações, além destas drogas poderem ocasionar efeitos colaterais, como: boca seca, constipação, rubor e hipertermia. O atendimento é gratuito e as consultas são realizadas às quartas-feiras, a partir das 13:00 no endereço abaixo citado. Não precisa marcar, é só chegar e fazer a ficha.

Endereço: Ambulatório Docente Assistencial de Brotas – ADAB – da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Av. Dom João VI, 275 – Brotas, Salvador – BA. CEP – 40290-000, Tel.: 71 3276-8233.

Então assim,  mesmo que você já tenha acompanhamento com outro Urologista, e gostaria de ouvir uma outra opinião, vale a pena comparecer nas quarta na CEDIMI.

Você que é profissional da área de saúde e conhece algum caso que precise de acompanhamento, anota o endereço e encaminha. Fazer o bem só faz bem.


6 comentários:

  1. Olá Yanna tudo bem? Muito boa essa informação, pena que é só na Bahia. Por se tratar de um médico tão essencial pra quem tem bexiga neurogênica e outros probleminhas dessa área...ser atendido no mesmo dia é bom demais! Lindo exemplo desse médico que faz esse trabalho voluntário, tomara que essa iniciativa de estenda para outros quererem fazer também.
    Graças a Deus, meu filhão tem uma Urologista muito boa também, ela atende na AACD de Porto Alegre, lá tem vários médicos super competentes também, e a gente sabe o quanto é necessário esse tipo de acompanhamento pra nossa turminha mielo, não é mesmo? Bjs

    ResponderExcluir
  2. OLÁ POR INTERMÉDIO DE UM MÉDICO DEPOIS DE 10 ANOS DE SOFRIMENTO EU ESTOU TENDO REFERÊNCIA DE QUAL É O LUGAR QUE VAI CUIDAR DE MEU FILHO EU NÃO SABIA QUE AQUI EM SALVADOR EXISTIRIA UM LUGAR ASSIM! POIS É, VAMOS PARA A HISTÓRIA DO MEU FILHO ELE SE CHAMA THIAGO :
    NASCEU COM VÁRIAS ANOMALIAS: IMPERFURAÇÃO ANAL ,ESÔFAGO CURTO, RETO CURTO ,ATRESIA DE ESÔFAGO, HIDRONOFROSE GRAU 3 NO RIM DIREITO QUE O MESMO TEVE QUE SER RETIRADO AOS DOIS ANOS DE IDADE E A BEXIGA QUE NÃO FUNCIONA MUITO BEM OU SEJA TERIA QUE SER REAVALIADO POIS QUANDO VAI FAZER EXAME QUE PEDE PARA ELE URINAR PARA MEDIR A MICÇÃO, NÃO SEI SE É O PSICOLÓGICO DELE ,ELE MAL CONSEGUE E EM CASA ELE CONSEGUE URINAR BASTANTE GOSTARIA DE SABER SE É O CASO DE CONTINUAR ULTILIZANDO SONDA POIS DEVIDO A ISTO PEGA FREQUENTIMENTE INFECÇÃO URINÁRIA HOJE EU ESTOU DESORIENTADO QUANTO ISTO E MESMO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA SÓ ESTOU COLOCANDO SÓ A NOITE PARA ELE DORMIR POIS VENHO NOTANDO QUE DURANTE O DIA ELE FAZ MUITO XIXI SOZINHO SEM AJUDA DA SONDA É POR ISSO QUE EU PRECISO DE REAVALIAÇÃO E A COSTIPAÇÃO QUE ACREDITO QUE SEJA DEVIDO A MÁ FORMAÇÃO DA INERVAÇÃO INTESTINAL SÓ DEFECA ATRAVÉS DE USO DE LAXANTE MEU E-MAIL É : GILSON@OFICINASANTACECILIA.COM.BR TEL- 071- 3258/8667

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gilson, te mandei um e-mail.

      Abraço

      Yanna

      Excluir
  3. Olá bom dia, gostaria de saber se a modulação parassacral pode ser usada em um bebê de 9 meses, ele nasceu com mielomeningoce e tem o diagnóstico de bh.

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia, gostaria de saber se a modulação parassacral pode ser usada em um bebê de 9 meses, ele nasceu com mielomeningoce e tem o diagnóstico de bh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, por se tratar de pergunta específica de tratamento, o mais correto que é vc discuta com o urologista que acompanha seu bebê, para saber se a conduta é aplicada em crianças dessa idade. Qualquer outra questão, estou sempre as ordens.

      Excluir