Antônio

Antônio

quinta-feira, 8 de março de 2012

Obstipação intestinal

Olá minha gente, lá venho eu com meus post informativos...

O negócio é o seguinte: tenho muitos seguidores que passam pelo mesma situação que eu, então, esse blog serve para troca de informação, por isso, as vezes solto um post chato, com um monte de termo técnico, mas, vamos ver pelo lado positivo? Eles ajudam muito aos pais que tem filhos como Antônio, portadores de mielomeningocele.

Como já falamos anteriormente, uma das consequencias da mielo, é o intestino neurogênico. Com essa condição, a partir do momento que existe a introdução de alimentos sólidos, surgem as mazelas do intestino preguiçoso. Temos que conviver diariamente com a obstipação intestinal. Tenho o maior cuidado com a evacuação de Antônio, para que não chegue ao ponto de formar um fecaloma, que nada mais é que a solidificação das fezes retidas no intestino.

Antônio é bem obstipado, a cada troca de fralda sempre estimulo a expulsão das fezes remanescentes no reto para que não acumule. Diariamente ele toma um coquetel laxante, anotem a receita, ajuda muito:

COQUETEL LAXANTE

200ml de suco de laranja sem coar
1/2 mamão papaia
01 rodela grossa de abacaxi
02 ameixas (eu deixo de molho de um dia para o outro)
01 fatia fina de melancia com caroço
01 colher de sopa de aveia grossa

Bater no liquidificador e oferecer. Bata bem pro caroço de melancia triturar completamente. Ofereça sem coar.

Outro cuidado que tenho é oferecer muita água. Ele sempre está com o copinho dele na mão com água. Essa medida favorece muito a evacuação e lava a bexiga, evitando as infecções urinárias.

Com relação as infecções urinária, lembram do post sobre o suco de Cranberry? Pois é, comprei e estou usando e já percebo muitas melhoras! A urina de Antônio está bem mais clarinha, sem cheiro forte e em maior quantidade! Ele aceitou bem, estou oferecendo o da marca JUXX, o adoçado, comprei no Sam´s Club em Salvador por R$ 9,50 o litro. O sabor é ótimo. Gostei e recomendo.

Bjos em todo mundo que nos acompanha. Obrigada mesmo pelo carinho.

10 comentários:

  1. Pois eh,esses cuidados estou tentando aprender, minha bebe,chora muito p evacuar,mas tb costumo estimular,para q n fique fezes retidas,mas vou tb anotar a receita do suco p oferecer p ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa, logo logo, vc vai estar expert e cuidados com sua filhota!

      Excluir
  2. Yanna,

    A farinha do caroço da abobora tambem é muito boa!!

    Iolanda tb tem o instestino neurogênico, mas o cuidado com a alimentação, rica em fibras e a boa hidratação estão sendo de grande valia. Graças a Deus nunca mais foi necessário o uso de supositório de glicerina.

    Vou comprar o suco tb!!

    Obrigada pelas dicas.

    Paula Monteiro, mãe de Iolanda Vitória - 2 anos - Portadora de Mielo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, vou usar sua dica da farinha do caroço da abóbora. Aqui onde eu moro, o caroço da abóbora também é utilizado para tratar verminoses.

      E com certeza, hidratação é tudo de bom!

      Excluir
  3. Olá, o suco laxante é ótimo, quanto ao suco de cranberry é excelente, tem o chá tb, acha no bom preço 15 saquinhos, custa sete reais, faço o chá adoço e ponho pragelar, dou pra mnha filha como suco, ela adora, é muito gostoso.
    Suzana.
    Valeu a dica do suco laxante, minha filha fica até 4 dias sem defecar, é horrivel, ela chora muito e fica mal humorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, que bom a que a dica valeu pra você. Procure estimular as fezes de sua filha com exercício, colocando as perninhas pra frente e para trás, quando ela estiver deitada, ajuda a eliminar. Como faço acompanhamento com Gastro, ela me orientou a não deixar passar mais que 2 dias, caso aconteça, ela prescreveu Leite de Magnésia. Bjos

      Excluir
  4. Muito legal seu blog e suas postagens. Parabéns pela iniciativa!! tb tenho intestino neurogênico, muito legal a dica do coquetel. Com cuidado e criatividade da pra fazer vários outros coquetéis... Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus, que bom que você gostou, esse espaço é nosso e você me faz muito feliz com sua presença. Dá uma olhadinha no post de hoje, sobre alimentação. Tem umas orientações interessantes pra manter o intestino em dia.
      Abraço fraterno

      Excluir
    2. Olá Matheus também tenho um filhinho que nascru com mielo e graças a Deus não teve idrocefalia, mais tem bexiga e intestino neorogenico com isso me preocupo como sera o futuro dele gostaria de saber como vc faz para ter uma vida social tranquila.

      Excluir
  5. Gilvânia da uma olhada aqui no blog mesmo sobre a técnica do cone enema. É um dos posts mais recentes. Pode ajudar muito seu filho

    ResponderExcluir