Antônio

Antônio

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os direitos do portador de mielo


O custo para cuidar de uma criança portadora de necessidades especiais é muito alto, tudo é muito caro, os melhores médicos não aceitam convênio de saúde e quando vc pede reembolso o convênio não devolve nem 10% do que foi gasto. É preciso fazer milagre com dinheiro pra que não falte assistência para a criança. Você acaba fazendo qualquer coisa pra conseguir um dinheiro a mais.

A grande maioria das crianças portadoras de mielo, precisam fazer o esvaziamento da bexiga por meio de sonda, por causa da bexiga neurogência. Para fazer esse esvaziamento, existe o material clínico específico que de ser usado. A boa notícia, é que o governo tem a obrigação de dar esse material, porém, muitas vezes precisa ser na marra. Você vai ter que lutar na justiça pra conseguir seu material, mas, vale a pena. Lembre-se, é um direito do seu filho e um dever do Estado prover isso.


Peça a seu médico um laudo com o CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS - CID e a lista de medicamentos necessários para o seu filho/a de acordo com as necesseidade dele. No caso de criança com necessidade de cateterismo vesical  e necessário esclarecer quantas vezes ao dia  faz uso.

Vou citar abaixo todo material necessário para realizar um cateterismo vesical.

De acordo com o livro Brunner  Prática de enfermagem  Vol. 2 - pág. 673, é necessário o uso dos seguintes materiais para realização do procedimento 1(uma) vez ao dia:  


Sonda Uretral (pedir para o urologista destacar o tamanho no laudo);
Luva cirúrgica estéril - 1 par para cada procedimento;
Cloridrato de lidocaína 2%  2 tubos ao mês;
Gaze hidrófila estéril;
Iodopovidona uso tópico 1 Litro/ mês (para assepcia da região) ;
Clorexidina degermante 4% - 1 litro/mês (para lavagem das mãos).

Obs.: caso seja necessário mais de uma vez ao dia, esse material deverá ser multiplicado pelo número de vezes do procedimento ao dia. O número de vezes é determinado pelo médico, siga a risca. Proteja os rins de seu filho.

A quantidade abaixo relacionada é para dois cateterismo ao dia durante um mês.

60 sondas uretrais
60 luvas cirúrgias estéreis
2 tubos de cloridrato de lidocaina
60 pacotes de gaze (cada pacote com 10 unidades)
1 litro de Iodopovidona
1 litro de clorexidina 4% .




Se houver a necessidade do uso de fraldas descartáveis, informe ao médico para incluir no mesmo laudo, o normal no caso de crianças de mielo são 10 fraldas por dia, num total de 300 fraldas/mês. Solicite fraldas anti-alérgicas, pois, a grande maioria  das  crianças portadoras de mielo são alérgicas ao látex (borracha), que existem em fraldas comuns.

Se seu filho fizer uso de alguma medicação para incontinência urinária ou antibiótico para as infecções urinárias, essa medicação também precisa estar presente no laudo, com a prescrição diária, para que ele possa receber a quantidade certa para o tratamento do mês.

No poder desse laudo siga para uma defensoria pública e abra um processo requisitando esses produtos.


Obs.: Peça ao médico dois laudos originais, pois um ficará retido na defensoria. Peça ao médico para assinar somente com caneta de cor azul. Esse procedimento vai garantir uma econômia de quase R$ 800,00 por mês.

5 comentários:

  1. ola minha filha nasceu com mielo ela tem q direito a ajuda de custo fico grato pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, tudo bem? Então... O LOAS que seria o benefício que sua filha teria direito, leva em consideração a renda da família. Vc deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a 1/4 do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a deficiência incapacita sua filha para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS. Ou seja, o valor da renda por pessoa tem que ser igual ou inferior a R$ 169,50. Qualquer dúvida me manda um e-mail para yanna.rocha@gmail.com

      Excluir
    2. obrigado pela resposta e me descupe pela demora agradeco que deus le pague muito obrigado espero que um dia eu possa ser util para alguem como vcs foram para mim obrigado

      Excluir
  2. ola yanna sera que voce pode me add no face ja ter mandei um convite. meu filho nasceu com mielo e queria muito saber sobre isso

    ResponderExcluir