Antônio

Antônio

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alimentação

Resolvi, por estafa, desmamar Antônio aos 4 meses. Estava muito cansada, acredito que amamentar deva ser algo que traga prazer para a mãe também, e no meu caso estava acontecendo por obrigação.

Começamos a introduzir nova alimentação, até para avaliar qual seria a resposta dele, visto que ele tem intestino neurogênico. A definição de intestino neurogênico é a seguinte: A interrupção da continuidade dos nervos determina, também, alterações do controle intestinal. Nas lesões de nível mais alto o distúrbio está, principalmente, relacionado com inatividade da parede intestinal e nas lesões mais baixas com incontinência. Em outras palavras, as crianças dependentes de cadeira de rodas são mais propensas à constipação crônica e as com paralisia apenas dos pés a eliminação acidental de fezes. Estas disfunções devem ser tratadas adequadamente, mas as condutas variam de acordo com o tipo de envolvimento. (http://www.sarah.br/paginas/doencas/po/p_03_espinha_bifida.htm#Anchor-Intestin-43737)

Ele começou tomando um suco de lima, comendo frutinhas e até aí tudo normal. Quando introduzimos a sopa, ele teve uma reação muito forte: ele constipou pra valer. Foram dias terríveis.

Resolvi procurar uma Gastro Pediatra e, por indicação de minha cunhada Ademara, marquei com Dra. Angela Mattos, uma médica maravilhosa, tirou todas as minha dúvidas e diante do quadro obstipativo, resolvemos voltar para o leite apenas. Ela também nos orientou a trocar o NAN CONFOR pelo SIMILAC.

A nutrição de um filho é algo difícil. Esse episódio foi uma prévia do que vem por ai. Depois que retornamos ao leite o intestino dele voltou a regular, porém, mais dia ou menos dia, ele terá que comer alimento sólido... mais um problema para deixar meus cabelos brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário