Antônio

Antônio

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O sofrimento é mútuo

Quando descobri a enfermidade de Antônio na gravidez, procurei o máximo de informações possíveis  sobre a sistemática da coisa. Nessas pesquisas, lógico, entrei em várias comunidades do Orkut.

Conheci muitas mães que passam pelos mesmos problemas e angústias que eu. Aprendi durante essa jornada que cada paciente de mielo é único. Uns apresentam várias sequelas, outros nenhuma, outros algumas e existem os muito graves.

Em Barreiras, ficamos sabendo do caso de uma menininha de 8 anos anos que, de tantas sequelas, morava no hospital. A mãe nunca soube como é levar a filha para casa. A mielo dela era lombar e os pulmões foram seriamente afetados. Estou escrevendo no passado, pois, infelizmente, Deus a tomou de volta nos braços no mês passado.

Outra criança com mielo que eu acompanhava e torcia muito era a Maria, ela foi submetida a muitas cirurgias, 37 no total, em seus poucos 8 anos, teve muitas consequencias do uso da DVP, que sempre descompensava e fez a grande viagem 2 dias antes do nascimento de Antônio. A mãe continua inconsolável. Não dá para medir o tamanho da dor de uma mãe que perde seu filho.

Para algumas pessoas insensíveis, a morte de um filho com tantos problemas significa alívio. Já tive o desprazer de ouvir de alguns espíritos de porco que seria mais fácil se eu tivesse deixado "a natureza seguir o seu curso", pois, como já falei aqui tive uma ameaça de aborto preocupante no primeiro trimestre de gestação.

O que essas pessoas se esquecem é que se trata de um pedaço nosso, mães, um pedaço valoroso, amado, incrível, cheio de ternura. É um filho como qualquer outro. Um filho capaz de muitas realizações.

Vivo em sobressalto, checo a fontanela de Antônio várias vezes por dia, checo temperatura, atividade, faço pelo menos um sumário de urina por mês, qualquer alteração ligo logo pra equipe dele, relato, venho louca do interior, 660km pra, muitas vezes, tudo não passar de paranóia. Pode ser excesso de zelo, mas, prefiro ser exagerada mesmo. Essa sou eu. Faço isso e faço de bom grado, pois, meu filho tem o direito de ser bem assistido.

Sempre digo que não tenho estrutura pra ver um de meus filhos morrer. Por isso cerco do máximo de cuidados possível.

Somos mães, ajudando umas as outras, vibrando a cada conquista, cada vez que uma criança consegue arrastar, consegue ficar de pé, que dá seu primeiro passo, mesmo que isso demore 10 anos as vezes e em contrapartida, somos cristãs, terapêutas, ou simplesmente ouvintes nos momentos mais difíceis.

6 comentários:

  1. Certíssima, amiga! Um pedaço inestimável seu q não tem preço! Melhor agoniada, com excesso de zelo do q aquelas q não ligam! Já disse e repito: admiro vc imensamente por ser uma guerreira, mãe nota 1.000!!!
    Bjs, Fabi

    ResponderExcluir
  2. Não precisava fazer essa sua amiga boba chorar. Amiga, mesmo de longe acompanhei o Bento e agora Antônio e esse garoto é um presente de Deus e um grande lutador que já venceu muitas batalhas e vencerá tantas outras. Que Deus continue derramando suas bençãos sobre vcs. Beijos grande de sua amiga goiana Fabiana, mãe de Valentina e Fiorella

    ResponderExcluir
  3. Nossa Yanna, não sabia, mas como vc disse.. cada caso é um caso.. e com fé em Deus, o de seu filho terá o melhor resultado!
    Estamos aqui torcendo por vcs... principalmente por ele. Tudo vai dar certo.
    Qualquer coisa, estamos aqui. Beijos e Força sempre.. pois mãe é isso.. vive para um filho, por um filho.

    ResponderExcluir
  4. Esses espíritos de porco não merecem nem mencionar o nome de Antonio!!!
    Como pode existir pessoas assim no mundo?

    Só que é mãe sabe o que é amar incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  5. oi!boa noite!me chamo carla e estou gravida e descobri no mes de outubro que meu bebe tem a meningo.gostaria de saber se fez a cirurgia intra utero ou depois que ele nasceu?gostaria tambem que me procure no orkut para trocar informaçoes com vc.carla_tdsouza@yahoo.com.br email nao sei oque faço obrigada e que Deus continue abençoando a vida de vcs...

    ResponderExcluir
  6. desculpa coloquei o orkut errado.o certo e carlinha_tdsouza@yahoo.com.br este e meu orkut fika com Deus...

    ResponderExcluir